Tabela comparativa entre antenas teladas e chapas na Banda C

Tabela de ganho das antenas na banda Ku

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

Destarte, é verídico que uma antena de “chapa” possui uma eficiência maior que uma antena telada. Dessa forma, o ganho em uma determinada frequência é maior. Mas sempre surgem dúvidas a respeito, pois não temos comparações exatas com valores de ganho de determinadas antenas.

Para resolver este problema, desenvolvi um programa que gerou um uma tabela com as comparações próximas de uma antena parabólica de “chapa”, em relação a uma antena parabólica “telada”. Essa tabela é muito completa, acredito que seja a melhor de toda a WEB, pois possuem valores de antenas que nem mesmo existem, mas que poderão ser utilizados para comparações.

Antes, recomendo  a leitura das seguintes postagens:

Tendo todo o conhecimento das postagem mostradas acima, poderemos dar continuidade, pois será mais fácil o entendimento. Sabemos que antenas teladas possuem eficiência média de 55%, já antenas de chapas, possuem eficiência média de 75%. Mas existem aquelas com 70% e 80%. Por este motivo, gerei colunas com este 4 valores citados acima, onde para uma melhor comparação, você deverá saber qual a eficiência da antena que deseja comparar.

Foi utilizado uma frequência média de 3950Mhz, com valores para antenas teladas que vão de 60 cm a 500 cm de diâmetro , onde as duas primeira colunas em laranja, fornecem dados de uma antena “telada”  com eficiência de 55%. Onde a primeira coluna se refere ao tamanho da antena, e a segunda o ganho em dBi.

De acordo com o ganho, adicionei 3 colunas com as eficiências de 70%, 75% e 80%, que se referem a uma antena de chapa. Onde a primeira coluna branca se refere ao ganho mais próximo, pois foi gerado em um acréscimo de 1cm no diâmetro da antena, até chegar o valor em dBi próximo com a eficiência de 55%. Com este valor, retornei o tamanho da antena na coluna em azul.

Percebam que a antena “telada” com 55% de eficiência, é setado valores de diâmetro de 5 em 5 cm. Dessa forma, acredito que a compreensão seja melhor, do que valores de 1 em 1 cm, que dariam 440 linhas, deixando-a complexa.

Abaixo segue a tabela comparativa entre antenas “teladas” e antenas de “chapas”:

Tabela comparativa de antenas
Tabela comparativa de antenas

Conclusão

Podemos concluir que esta tabela comparativa entre antenas de teladas e de chapas para a banda C, irá ajudar diversos antenistas e satentusiastas, pois fornece diversos valores comparativos, para a melhor compra ou troca de antena.

2 comentários em “Tabela comparativa entre antenas teladas e chapas na Banda C

Deixe uma resposta