Tabela comparativa LNBFs na banda C

Tabela comparativa LNBFs na banda C

Ao ver uma antena para banda C pequena, logo sabemos que seu ganho é baixo, principalmente se levarmos em consideração o fato da antena ser telada. Já estamos discutindo este assunto a algumas postagens, e hoje irei trazer para vocês, algumas tabelas comparativas de acordo com o acréscimo do ganho do LNBF em uma determinada eficiência.

Na última postagem, descrevi um pouco sobre LNBFs, onde opinei sobre a vantagem de trocar seu LNBF, do que fechar uma antena, ou até mesmo trocá-la por outra maior. Pois muitas vezes o local não suporta, o preço é muito alto, entre outras situações. A melhor solução que encontro atualmente, é a troca do LNBF, pois a grande maioria possui 65 dB de ganho máximo, mas existem alguns que chegam até a 70 dB, ou até mesmo ultrapassam este valor. Com isso, uma antena de 1.5 metros telada, pode equivaler a uma antena de 2.67 metros, por conta da troca de um LNBF de 65 dB para um de 70 dB.

Nesta postagem irei mostrar estas tabelas, não irei discorrer em relação aos ganhos dos LNBFs, e muitas outras questões já foram debatidas nos links deixados acima.

Tabela com eficiência de 55%:

Tabela comparativa LNBF na banda C com eficiência de 55%
Tabela comparativa LNBF na banda C com eficiência de 55%.

Como é possível observar na tabela acima, estou utilizando uma eficiência de 55% na banda C, com faixa de frequência de 3950 Mhz. Foram setados valores do diâmetro da antena de 5 em 5 cm, com o menor valor em 30 cm e o maior em 5 metros, sendo a outra coluna em laranja o valor do ganho da antena. Nas colunas seguintes, foram setados os valores adicionais dos LNBFs, que vão de 1 em 1 dB, iniciando em 65dB na coluna laranja e terminado em 72dB na última coluna em azul. Como sabemos, muitos dos valores são inexistentes na prática, mas estes servem como exemplo, para eventuais comparações.

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

Lembro que esta tabela não compara eficiências, pois todos os valores são de uma mesma eficiência. O que você irá fazer, é comparar um LNBF com um determinado ganho em um determinado diâmetro de antena. Daí temos o valor do ganho e o diâmetro que a sua antena passaria a ter, se você trocasse um determinado LNBF.

Caso queira comparar eficiências, basta analisar o valor em uma determinada tabela e buscar o mesmo ganho em outra.

Abaixo segue outra tabela com valores referentes a eficiência de 75%:

Tabela comparativa LNBF na banda C com eficiência de 75%
Tabela comparativa LNBF na banda C com eficiência de 75%.

Nestes 2 links, deixo tabelas semelhantes as apresentadas acima, mas com valores referentes a eficiência de 70% e 80%:

Tabela comparativa LNBF na banda C com eficiência de 70%

Tabela comparativa LNBF na banda C com eficiência de 80%

*Percebam que todas tabelas possuem diâmetros semelhantes, mas o ganho sempre será maior em eficiências maiores.

Conclusão

Podemos concluir que estas tabelas irão nos ajudar a a interpretar os dados sobre o ganho de determinados LNBFs em relação ao diâmetro das antenas na banda C.

Deixe uma resposta