Tabela comparativa LNBFs na banda Ku

Tabela comparativa LNBFs na banda Ku

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

No mercado brasileiro temos diversas antenas voltadas para a banda Ku, muitas possuem diâmetros entre 45 cm a 90 cm. Mas é possível encontrarmos antenas com valores menores, ou com valores muito maiores. Se conversarmos com antenistas, estes sempre irão indicar a troca de antenas em casos de problemas com a imagem. Mas, é possível aumentarmos o ganho da instalação sem trocarmos a antena, pois a mesma irá ocupar espaços maiores, além do trabalho extra com a nova instalação.

Para estas situações, recomendo a troca do LNBF, alterando-o para um, com ganho maior. No Brasil, a grande maioria possui 65 dB de ganho, mas é possível encontrarmos valores maiores, que chegam, ou ultrapassam 72 dB. Sendo estes em sua maioria importados.

A tabela abaixo faz referência comparativas entre eventuais ganhos de LNBFs, onde poderemos analisá-los de acordo com o seu ganho, o tamanho que este representaria em um determinado ganho de uma antena.

Assim, criei valores para o diâmetro das antenas, que vão de 30 cm a 500 cm, sendo estes setados de 5 em 5 cm. Os LNBFs foram setados de 1 em 1 dB, partindo do valor inicial e mais costumeiro de 65 dB, para 72 dB. De acordo com o ganho, busquei os valores para setar o diâmetro que estes corresponderiam em uma determinada eficiência. Pois, quanto maior a eficiência, maior será o ganho.

A tabela abaixo foi usado uma eficiência de 75%, correspondente a muitas antenas vendidas no país. E ela possui uma faixa de frequência média de 11.625 Mhz, como já explicado em outras postagens, quanto maior a frequência, maior o ganho da antena, basta comparar a Banda C com a Banda Ku.

Para estas dúvidas, recomendo a leitura das seguintes postagens:

Abaixo temos a tabela com eficiência de 75%, mas existem 2 links com tabelas com eficiência de 70% e 80% na banda Ku.

Tabela comparativa LNBF na banda KU com eficiência de 75%
Tabela comparativa LNBF na banda KU com eficiência de 75%.

Conclusão

Podemos concluir que a troca do LNBF pode ser uma ótima alternativa em comparação a troca de uma antena, pois o ganho poderá ser muito maior, com um preço podendo ser menor.

Deixe uma resposta