Tabela de ganho das antenas na banda Ku

Tabela de ganho das antenas na banda Ku

Sabemos que em dias de chuva, a imagem da televisão tende a “picotar”. Geralmente a solução é o apontamento fino, mas existem casos, onde estamos “retirando o máximo da antena” e de toda a instalação. Para isso, uma das primeiras soluções a serem adotadas e indicada pela maioria dos antenistas, é a troca da antena, substituindo por uma com maior diâmetro.

Como explicado na postagem Eficiência das antenas, quanto maior o prato em condições normais, maior será o ganho. O ganho é medido em Decibel (dB), mas quando temos dBi, significa que o maior sinal da antena foi comparado com o sinal de uma antena isotrópica, que existe apenas na teoria.

Assim, existem cálculos para conseguirmos obter o ganho das antenas. Um desses, utilizei para obter o valor da tabela que será mostrada nesta postagem, ele necessita das informações da frequência, eficiência e diâmetro da antena.

Usei como valor da frequência, quase a metade desse valor para a banda ku total, que vai de 10.750Ghz até 12.750Ghz. Já os diâmetros, fui desde uma pequena antena de 30cm, até uma “gigantesca” de 5 metros. A eficiência, utilizei valores que vão de 40% a 100% de eficiência. Mas sabemos que antenas offset de chapa possuem média de 75%, 5 para mais e 5 para menos.

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

Lembro que a tabela é imensa, para isso desenvolvi um programa para a criação da mesma. Caso desejam realizar cálculos com valores diferentes, pois a eficiência e diâmetro da antena são setados de 5 em 5, e a frequência é única 11.625Ghz. Poderão acessar o SATF, onde nas configurações vocês poderão setar novos valores para frequência, diâmetro e eficiência. Retornando um valor mais real para sua antena banda C ou Ku.

Tabela com os valores para parábolas na banda Ku:

Tabela ganho antena banda ku
Tabela ganho antena banda ku

Conclusão

Mesmo não realizando nenhuma comparação entre os valores da postagem, podemos concluir que quanto maior a antena maior o ganho, e essa tabela irá nos ajudar a compreender melhor , ou a escolher a melhor antena para nossas instalações.

Deixe uma resposta