Trilho para Kit carona

Trilho para Kit carona

Trilho pode ser definido como cada uma das barras de ferro paralelas sobre as quais deslizam as rodas de alguns meios de transporte, como o trem; carril, linha. Qualquer perfil metálico, como guia ou apoio a rodízios de painel corrediço, entre outras definições.

De todos, eu prefiro usar a palavra caminho ou direção, pois o uso dos LNBFs de caronas em antenas, utiliza-se principalmente de trilhos, também conhecidos como “suporte”, que nos direciona a um determinado satélite. Estes podem ser produzidos artesanalmente ou não, são feitos principalmente de alumínio e se assemelham ao trilho do trem, por possuírem barras paralelas.

Mas, o trilho do Kit carona possui algumas pontos que devemos levar em consideração durante a compra, ou produção artesanal. O primeiro de todos, são os metais utilizados nos trilhos. Eu particularmente prefiro algo que não venha a enferrujar, pois o ferrugem estraga o trilho e as outras peças do kit carona.

O único material que vejo sendo vendido como trilho e não enferruja, é o alumínio. Mas existem muitos que vendem chapas de ferro, ou produzem com este tipo de material. Caso este seja utilizado, recomendo o uso de Zarcão com um produto de acabamento.

Eu mesmo utilizo barras de ferro na construção dos meus trilhos, pois estas são mais resistentes do que o alumínio, principalmente quando nos referimos a estes kits vendidos na China. Mas, dependendo da espessura do seu trilho, do tamanho e da quantidade de LNBFs que ele irá receber, o alumínio é a solução.

Trilho para Kit Carona
Trilho para Kit Carona

Vejam a imagem acima:

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

  1. Kit carona artesanal feito de ferro, muito resistente.
  2. Kit carona feito de alumínio, aparenta ser resistente.
  3. Kit carona feito de alumínio, com péssima qualidade, apresenta problemas com muita facilidade.

Outro ponto importante e que devemos nos atentar, é que nem todos os trilhos se assemelham aos trilhos dos trens. Muitos se utilizam apenas de uma barra, o que pode ser vantagem ou não, pois supostamente são mais duradouros e mais fáceis de se ajustar os LNBFs. Assim, existem trilhos com bases retangulares e circulares. Cada qual com um melhor uso de acordo com o tipo de apontamento.

Se observarmos nos trilhos da primeira imagem, o número 3 não se parece com um “trilho”, e este possuí sua base circular. Mas, existem alguns que possuem sua base retangular (Imagem abaixo nº 2), o que demandará adaptações nos braços que iremos adicionar os LNBFs.  Já as bases paralelas (imagem abaixo nº 1), são indicadas principalmente para o uso de discos para LNBF.

Base do trilho
Base do trilho

Por fim temos a vantagem de produção destes trilhos em nossas casas. As vezes as produções artesanais são melhores do que estas industrializadas. Digo isso, principalmente por conta dos produtos vindos da China. E os valores dos mesmos, pois um trilho pode custar um valor próximo a R$100,00, e nós podemos produzi-lo sem nenhum custo, ou com valores baixos.

*Lembro vocês, que nem todos os kits caronas dependem de trilhos, pois o “braço” que segura o LNBF é usado diretamente com o “braço” da antena.

Conclusão

Podemos concluir que devemos prestar atenção durante a compra e produção artesanal de nossos trilhos para kits caronas, pois estes poderão ter um “tempo de vida” maior.

1 comentário em “Trilho para Kit carona

Deixe uma resposta