Vamos reclamar na Anatel!

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

Como consumidor de serviços de telecomunicações, você tem o direito de registrar junto à Anatel, reclamações contra as operadoras de serviços quando considerar que elas não estão cumprindo suas obrigações.

Bastou postarmos um vídeo sobre operadoras de telefonia e os usuários começaram a fazer reclamações nos comentários.
Por questões de usos, a principal reclamação sempre é feita para as operadoras de telefonia móvel, mas como dito no início da postagem, esta reclamação serve para qualquer serviço de telecomunicações.

Vamos reclamar na Anatel!

Agência Nacional de Telecomunicações
Agência Nacional de Telecomunicações.
Por vezes somos acometidos por diversos descumprimentos de obrigações de diversas empresas de telecomunicações e em quase todas as situações não realizamos nenhum tipo de reclamação.
Porém nós temos direitos e as vezes por desconhecer as obrigações não vamos atrás para que ele seja prestado. Por isso venho hoje mostrar a vocês como realizar uma reclamação junto a Anatel, pois esta facilita e auxilia a interação com as operadoras de serviços de telecomunicações. E faz isso exigindo que as empresas respondam com qualidade e em até cinco dias úteis as reclamações que você registrar.

Com esses registros, é gerado um ranking com índice de atendimento, juntamente com a identificação dos principais problemas das operadoras, para que a Anatel possa atuar de forma preventiva ou mesmo aprimorar as regras existentes.
* Todavia é recomendado que entre em contato com a prestadora de serviço e solicite o protocolo, se o consumidor não consegue resolver seu problema diretamente com a operadora de telecomunicações, ele tem o direito de abrir uma reclamação na Anatel. Caso deseje você tem a opção do Procon, onde muito comumente exercem a função de mediador. E por fim os Juizados Especiais do Poder Judiciário, onde são mais acionados em questões relativas ao consumidor, devido ao fato de que, em muitos casos dispensam a necessidade de constituição de advogados. Nos Juizados Especiais é possível dar início a ações que resultem, por exemplo, em ressarcimentos aos consumidores que se considerarem lesados.

Para realizar uma reclamação na Anatel basta seguir os seguintes passos.
1º) Acesse o link abaixo:
2º) Faça o cadastro, preenchendo corretamente os dados solicitados.
Cadastro Anatel
Cadastro Anatel.

3º) Após realizar o cadastro acesse o sistema.

Acesse o sistema Focus anatel
Acesse o sistema Focus Anatel.

4º)  Registre uma solicitação.

5º) Abra uma reclamação ou uma denúncia dependendo da situação.
Abrir reclamação na Anatel
Abrir reclamação na Anatel.

6º) Clique em “Iniciar registro”. 

*Antes de registrar sua reclamação junto à ANATEL, entre em contato com sua prestadora para posicionamento desta e solicite o número do protocolo de atendimento.

7º) Escolha o serviço.

  • Escolha esta opção se você é assinante de celular pós-pago e quer reclamar de sua operadora. A opção também vale para serviços de internet (ou banda larga) móvel na modalidade pós-paga.
  • Escolha esta opção se você é consumidor de celular pré-pago e quer reclamar de sua operadora. A opção também vale para serviços de internet (ou banda larga) móvel na modalidade pré-paga.
  • Reclame aqui da sua operadora de de telefonia fixa.
  • Reclame aqui de sua operadora de de TV por assinatura.
  • Reclame aqui de sua operadora de banda larga fixa.
  • Caso nenhuma das opções anteriores atenda sua solicitação, clique aqui para reclamar de outros serviços ou registrar reclamações sobre outros assuntos.
8º) Para realizar o cadastro selecione as opções que deseja e adicione os dados solicitados.
Dados do solicitado (Focus Anatel)
Dados do solicitado (Focus Anatel).

Assim que recebe sua reclamação, a Anatel a encaminha para a sua operadora de serviços, que terá cinco dias úteis para dar uma resposta ou solução. Será a sua prestadora e não a Anatel, quem irá tratar sua solicitação e lhe responder em até 5 dias úteis. Você pode acompanhar o andamento da solicitação pela internet, no site da Anatel, pelo aplicativo “Anatel Consumidor” ou ligando para o 1331. Neste último caso, você não precisa nem esperar o atendente. Basta digitar o número da solicitação quando indicado. Você poderá abrir no máximo 5 reclamações por dia.

Conclusão

Podemos concluir que devemos reclamar na Anatel pelos péssimos serviços prestados por diversas empresas de telecomunicações. Ao realizarmos estas reclamações, acredito haver um melhor atendimento, como também haver um possível “puxão de orelhas” para a melhoria dos serviços.

Deixe uma resposta